Sobre Nós
jornalotrabalhoss@gmail.com
O TRABALHO
O jornal O TRABALHO circulou pela primeira vez em 17 de setembro de 1904. Esta é uma edição comemorativa de 116 anos de fundação. A primeira exclusivamente digital. Até 1985, ele era composto tipograficamente, letrinha por letrinha, em gráfica própria.
O historiador Fausto Pires de Oliveira, em seu livro “Elementos para a história de São Simão”, relatou que “às vésperas de sair o primeiro número do jornal em formação, seu idealizador, Manuel Teixeira Mendes, foi pedir ao juiz de direito de então, Dr. Antonio José da Costa e Silva, que escrevesse o artigo de apresentação. Em conversa, disse que não havia ainda decidido qual seria o nome do jornal. Dr. Costa e Silva tinha sobre a mesa um livro que estava lendo, de Emile Zolá, intitulado Trabalho. Sugeriu, então, esse nome que era bastante original e simpático. Prontamente foi aceito pelo seu fundador”.
Heráclito Ludovice foi o primeiro redator do jornal. Veio da cidade de Franca especialmente para fazer jornalismo em São Simão.
Durante 19 anos (de 1905 a 1924), o jornal O TRABALHO foi o veículo oficial do Partido Republicano Paulista (PRP). Depois de inúmeros proprietários, em janeiro de 1962, Chaffy Jorge assumiu a direção do jornal O TRABALHO, mantendo este veículo com periodicidade semanal até 1989, ano do seu falecimento. Depois, permaneceu fechado por um tempo; voltou como mensário, porém sem periodicidade regular. Esta edição digital pode vir delinear novos rumos para o jornal O TRABALHO.
Linha editorial
Não existe neutralidade jornalística. Cada veículo de comunicação tem a sua linha editorial. É ela que determina o fato social que se transformará em notícia.
Nos últimos 50 anos, esta é a terceira edição comemorativa do O TRABALHO; as duas primeiras (1984 e 2005) tiveram como temática “Ecologia e Paz”. Esta, tem como tema “Cultura Simonense”. Nas três, o “pano de fundo” editorial foi e continua sendo a cultura de paz como política de agregação social e a preservação do meio ambiente como suporte vital para todas as espécies do planeta. Foi a partir deste princípio que se elaborou o foco cultural desta edição.
Expediente
Esta é uma edição colaborativa.
Todos os participantes são voluntários.
Conselho Editorial desta Edição:
João Luiz Jorge (editor)
Alexandre Robazzi
Aristogiton Moura
Cármen Ludovice Moura
Renata Robazzi
Rita Pacheco Limberti.
Colaboradores institucionais:
AEQ – Associação Esportiva Quirinense
Apaixonados por São Simão (página do facebook)
Casa da Cultura Marcelo Grassmann
Museu Histórico Simonense Alaur da Matta
Núcleo de Estudos Marcelo Grassmann
SOS Cultura
Participantes:
Adriana Quartarolla
Alessandro M. Antonio (Pitá)
Ana Paula P. Bonagamba
Anna Paula P. de Souza
Aristogiton Moura
Carlos Ferreira Jr.
Cármen Moura
Carol Kossling
Cláudia Luciano
Denise Gimenes
Enzo Túbero
Fernando Fernandes
Ivette F. Franco
Jalile Carlomagno
Músicos e Produtores Musicais:
André de Souza
Daniel Carlomagno
Danilo Audi
Franco Júnior
Guilherme Bimbati (Estúdio 13)
José Cândido
Neusa Mahlow
Sikera Man
Wanderley Marrone.
João Butoh
João Jorge
Lucas Limberti
Maria Lília de A. Matos
Natalina Sicca
Omar Geraigire
Paró Ferreira
Ramon Monteiro
Rita P. Limberti
Rosa Elisa M. Barone
Sylvia Limberti
Thalma Tavares
Toninho Gonçalves
Verônica M. Pacheco
Zeppa Tudisco.
Projeto Gráfico e Diagramação:
Alexandre Robazza
Renata Robazza
Da internet:
Fotos e Vídeos.